contador gratuito de visitas

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

RELIGIÃO NOMES E COSTUMES

Etimologicamente falando, religião significa “religar”, no caso, religar o homem à Deus. Porém existem diversos credos, religiões e seitas. Cada uma tem seu modo de ver a vida, sua filosofia e seu modo de vida. Algumas são extremistas radicais, outras passam muita paz.

Vamos aqui citar algumas religiões e dizer, resumidamente, no que acreditam e como se portam. Lembramos que o Brasil é um país laico, ou seja, não há uma religião estatal que deva ser seguida obrigatoriamente por todos.

Cristianismo

Acreditam na existência de Jesus Cristo como filho de Deus, apesar de algumas interpretações diferentes. Existem duas linhas principais, uma é o catolicismo que acreditam em várias pessoas relacionadas à Jesus e outras que supostamente fizeram milagres, como santos. A segunda linha é o protestantismo, que só tem Deus como o único deus, ou seja, não existem santos ou imagens de adoração, porém acreditam que Jesus é filho de Deus e a forma humana do proprio Deus e além disso, que mediante sua morte e ressurreição trouxe salvação à humanidade. O protestantismo é um tanto complexo, pois existem subdivisões chamadas denominações e cada uma difere um pouco da outra em relação à doutrinas e etc.

Espiritismo

Acreditam em doutrinas espirituais, baseadas na comunicação com os mortos através de mediuns. Também crêem que existe reencarnação, ou seja, que depois da morte, sua alma volta ao mundo em outro corpo.

Judaísmo

É uma das mais antigas religiões. Se baseiam nas leis de Moisés e acreditam em Deus, porém não em Jesus. São um povo espalhado por todo o mundo e já sofreram muito como por exemplo no holocausto onde foram mortos vários judeus. Mantêm firmemente suas crenças e seus costumes, sendo que os ortodoxos são facilmente reconhecidos. Também tem divisões como os saduceus e Fariseus entre outras.

Candomblé

É uma religião afro-brasileira e chegou ao Brasil pelos escravos. São extremamente espirituais e acreditam nos orixás como deuses, apesar de algumas nações cultuarem apenas um deus. Seus cultos são baseados em rituais das mais diversas formas possiveis, variando de grupo para grupo.

Bem, ainda existem outras religiões que não foram citadas aqui. Buscamos reunir características das principais. Espero que tenha gostado. Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário